Artigos e Relatos de Experiência
- ANJOS, E. S.; SANTO, E. C. S. C. E.; COUTO, M. E. S.; MADRUGA, Z. E. S. O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E OS PRINCÍPIOS DA DIVERSIDADE CULTURAL. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/763. Acesso em: 13 dez. 2024.
- ANJOS, E. S. ; PAULA, M.C ; COUTO, M. E. S. O ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NOS ANOS INICIAIS. REVEMAT, v. 19, p. 01-18, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/93837. Acesso em: 13 dez. 2024.
- UTSUMI, M. C.; ANJOS, E. S. dos; COUTO, M. E. S. Contribuições do letramento estatístico na promoção da Educação para Saúde no Ensino Fundamental. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 31, n. Contínua, p. 1–27, 2024. DOI: 10.14393/ER-v31e2024-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/72703. Acesso em: 13 dez. 2024.
- SOUZA, A. S.; SANTANA, E. R. S.; JESUS, N. M. A. A influência das ações do GPEMEC nos resultados do IDEB em escolas públicas do município de Itabuna. Ensino da Matemática em Debate, p. 40-64, 2024. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/62857. Acesso em 28 out. 2024
- SANTANA, E. Interdisciplinaridade em ações na sala de aula. Ilhéus, p. 1-6, set. 2024. Disponível em: https://gpemec.com.br/wp-content/uploads/2024/09/INTERDISCIPLINARIDADE-EM-ACOES-NA-SALA-DE-AULA.pdf. Acesso em 28 out. 2024
- ANJOS, E. S.; CONCEIÇÃO, N. M.; SILVA, A. D. C.; COUTO, M. E. S.. Educação Alimentar e Matemática: uma Sequência Didática investigativa nos anos iniciais. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024029, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024029. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/46. Acesso em: 19 ago. 2024.
- RIBEIRO, L. S. C.; OLIVEIRA, T. S.; CORREIA, D. S.; SANTOS, E. R.; VIANA, G. S.. Uma Sequência de Ensino com característica Interdisciplinar, envolvendo matemática financeira e meio ambiente. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024023, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024023. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/58. Acesso em: 19 ago. 2024.
- SILVA, M. V. S.; SANTANA, E. R. S.; SANTANA, J. E. S.; GUIMARÃES, M. A. S. Sequência Interdisciplinar: uma visão fundamentada na Teoria da Atividade. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024024, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/61. Acesso em: 7 ago. 2024.
- SANTANA, J. E. S.; SANTANA, E. R. S. Desempenho de estudantes em uma sequência de ensino com o cacau. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 47, e2024028, 2024.https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024028.id576. Disponivel em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/576. Acesso em: 03 de ago. de 2024.
- AMPARO, P. V. S.; CASTRO, J. B.; SANTANA, E. R. S. A MATEMÁTICA É PARA TODAS!. Revista Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 7–19, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i2.440. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/440. Acesso em: 26 jul. 2024.
- SANTANA, E. R. S.; COUTO, M. E. S. Prática pedagógica no ensino de matemática: momentos de matematizar. Intermaths, Vitória da Conquista, v. 5, n. 1, p. 163-181, 2024. DOI: 10.22481/intermaths.v5i1.15016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/article/view/15016. Acesso em: 8 jul. 2024.
- OLIVEIRA, T. S.; SANTANA, E. R. S. Proporcionalidade: um Panorama dos Esquemas Apresentados Por Estudantes do Ensino Fundamental. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 311–320, 2024. DOI: 10.17921/2176-5634.2023v16n3p311-320. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/10482. Acesso em: 2 maio. 2024.
- SILVA, R. B.; SANTANA, E. R. S. Esquemas Utilizados Por Professores Na Construção De Gráficos Estatísticos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-24, 1 mar. 2024. DOI: 10.46312/pem.v17i45.18151. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/18151. Acesso em: 2 maio 2024.
- CERQUEIRA, L. A.; SANTANA, E. R. S.; GUSMÃO, T. C. R. S. Prática Pedagógica Declarada por Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-19, 1 maio 2024. DOI: 10.46312/pem.v17i45.19217. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/19217. Acesso em: 2 maio. 2024
- COUTO, M. E. S.; SOUSA, E. P.; MAIA, D. L.; JÚNIOR, C. L. S. O desenvolvimento profissional de professores do ensino fundamental: uma análise de processo formativo remoto sobre conceitos estatísticos. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 26, n. 1, p. 208–236, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p208-236. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59836. Acesso em: 2 maio. 2024.
- Análise de videoaula baseada nos registros de representação semiótica – Ester Maria Cruz; Tailane Santos; Noélio Porto; Eurivalda Santana [Referência]
- Criatividade matemática em resoluções de situações-problema de comparação multiplicativa – Luana Almeida e Eurivalda Santana
- Trajetória de pesquisa e ações do GPEMEC – Eurivalda Santana; Maria Elizabete Couto; Henrique Santos; Diná Correia; Luana Almeida
- Uma abordagem de conceitos estatísticos nos anos finais do Ensino Fundamental a partir do Ciclo Investigativo PPDAC – Clarice Nascimento; Luana Almeida; Henrique Santos; Eurivalda Santana
- Uma aula sobre Cálculo algébrico no ensino Remoto Emergencial – Tamiles Oliveira e Eurivalda Santana
- COLLABORATIVE TRAINING OF TEACHERS WHO TEACHES MATHEMATICS: AN EXPERIENCE IN THE CONTEXT OF REMOTE ACTIVITIES – Ernani Santos; Luana Almeida; Rayssa Oliveira
- EQUIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES – Eurivalda Santana; Juscileide Castro
- NORTHEAST MATHEMATICAL EDUCATION NETWORK: PROFESSIONAL DEVELOPMENT AND STATISTICAL TEACHING FROM A CRITICAL AND EQUITY PERSPECTIVE – Eurivalda Santana; Sintria Lautert; José Filho; Célia Nunes; Ernani Santos
- RESOLUÇÕES DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA: UM OLHAR BASEADO NA CRIATIVIDADE MATEMÁTICA – Luana Almeida; Eurivalda Santana
- SUPPORTING MATHEMATICS PUBLIC SCHOOL TEACHERS’ PROFESSIONAL DEVELOPMENT AND THE TEACHING OF STATISTICS IN ELEMENTARY AND MIDDEL SCHOOL: AN IMPERATIVE FOR TEACHER EDUCATION IN BRAZIL – José Aires Filho; Eurivalda Santana; Maria Elizabete Couto; Juscileide Castro; Dennys Maia
- TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: PERSPECTIVA DE PROFESSORES – Reilan Silva; Eurivalda Santana
- SANTANA, E. R. S. A BNCC, a sala de aula de Matemática e possibilidades metodológicas. INTERMATHS, v. 2, p. 178-194, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/article/view/9993. Acesso em: 23 de jul. de 2024.
- CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA EM SALA DE AULA – Adriana Costa; Maria Elizabete
- DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE A COBERTURA VACINAL COM ESTUDANTES DO 7º ANO – Jonas Silva; Luana Almeida; Eurivalda Santana; Flaviana Silva; Marlúbia Paula
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO DE ESTATÍSTICA – Eurivalda Santana; Sandra Paula; Adriana Costa
- ESTUDO DOS CONCEITOS ESTATÍSTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19 – Adriana Costa; Maria Elizabete; Eurivalda Santana; Diná Correia
- LEITURA DE TABELA DE DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA POR ESTUDANTES DO 6º ANO – Luana Almeida; Heloisa Alves; Eurivalda Santana
- LIDERANÇA UNIVERSIDADE-ESCOLA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR – Eurivalda Santana; Maria Elizabete; Marlúbia Corrêa
- O ESTUDO DA RELAÇÃO TERNÁRIA PARA O ENSINO DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO – Maria Elizabete; Débora Cabral; Eurivalda Santana
- O QUE SE MOSTRA EM RELAÇÃO À EQUIDADE: a visão de professores que ensinam matemática nos anos iniciais – Adriana Silva; Marlúbia de Paula; Maria Elizabete Couto
- ADIÇÃO DE MONÔMIOS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS – Jonas dos Santos; Zulma Elizabete; Eurivalda Santana
- A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PROFESSOR PARA ENSINAR NOS ANOS INICIAIS: O QUE PENSAM FUTUROS PEDAGOGOS – Alessandra Costa; Maria Elizabete
- ANÁLISIS DE LA ESTRUCTURA DE SITUACIONES PROBLEMÁTICAS ELABORADAS POR DOCENTES EN UN PROCESO FORMATIVO – Eurivalda Santana; Pedro Milagre
- CONHECIMENTOS DE PROFESSORES SOBRE AS ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS POR SEUS ALUNOS AO RESOLVEREM SITUAÇÃO ENVOLVENDO A IDEIA DE COTA NA DIVISÃO – Diná Correia; Angelica da Fontoura; Maria Elisa Esteves
- CONHECIMENTO DIDÁTICO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA À LUZ DE UM PROCESSO FORMATIVO – Eurivalda Santana; João Ponte; Maria Serrazina
- DESEMPENHO EM ESTATÍSTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO CONTEXTO DO D-ESTAT – Irene Cazorla; Miriam Utsumi; Eurivalda Santana
- DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: A VISÃO DA GESTÃO ESCOLAR – Luciano Melo; Maria Elizabete
- MATERIAIS MANIPULÁVEIS E CONCEITOS GEOMÉTRICOS: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DESENVOLVIDA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Eurivalda Santana; Nerivaldo Honorato; Maria Elizabete; Zulma Elizabete
- O CICLO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS – Eurivalda Santana; Irene Cazorla
- SIPEMAT: 12 ANOS DA TRAJETÓRIA E CONSOLIDAÇÃO DE UM EVENTO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – Rute Elizabete; Carlos Eduardo; Anna Paula Lima; José Aires; Marcilia Chagas; Eurivalda Santana
- UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – Letícia Bispo; Eurivalda Santana
- CONTRIBUIÇÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS – Eurivalda Santana; Lurdes Serrazina; Célia Nunes
- CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO POR ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS – Marcus Vinícius Santos; Eurivalda Santana
- DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS – Eurivalda Santana; Irene Cazorla; Ernani Santos
- MOBILIZAÇÃO DE SABERES NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORAS DOS ANSOS INICIAIS – Débora Lima; Maria Elizabete; Eurivalda Santana
- O CAMPO CONCEITUAL DA MÉDIA ARITMÉTICA: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO CONCEITUAL – Irene Cazorla; Eurivalda Santana; Miriam Utsumi
- O QUE MEU ALUNO SABE SOBRE MULTIPLICAÇÃO? – Maria Rita Lima; Luana Cerqueira; Eurivalda Ribeiro
- PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: OLHAR DOS PROFESSORES PARA A APRENDIZAGEM DE SEUS ESTUDANTES SOBRE AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS – Diná Correia; Angélica de Fontoura
- SITUAÇÕES DIDÁTICAS COM O GEOGEBRA: CONSTRUINDO O ARCO CAPAZ E QUADRILÁTEROS INSCRITÍVEIS – Luana Cerqueira; Wesley Ferreira; Vívian Caroline; Eurivalda Santana
- UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA O TRABALHO COM CONCEITOS ESTATÍSTICOS – Heloisa Carvalho; Eurivalda Santana
- A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR SUPERVISOR DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA – Jéssica Zanon; Maria Elizabete
- AS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA BAHIA: UM PROJETO DE LARGA ESCALA – Sandra Magina; Eurivalda Santana; Irene Cazorla
- AS RESOLUÇÕES DE ESTUDANTES EM SITUAÇÕES DE PROPORÇÃO SIMPLES – Tamiles Oliveira; Eurivalda Santana; Adriana Costa
- EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE: MAPEAMENTO DE PESQUISAS RECENTES – Jean Oliveira; Eurivalda Santana; Zulma Elizabete
- ESPIRAL RePARe: UM MODELO METODOLÓGICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR CENTRADO NA SALA DE AULA – Sandra Magina; Eurivalda Santana; Aparecido Santos; Vera Merlini
- ESQUEMAS MOBILIZADOS POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA SITUAÇÃO ENVOLVENDO CHANCE – Irlene Almeida; Verônica Kataoka; Aida Vita; Eurivalda Santana
- OBEDUC: UNIVERSIDADE E ESCOLA PARCEIRAS NUM PROCESSO FORMATIVO – Eurivalda Santana; Sintria Lautert; José Aires; Ernani Santos
- PRÁTICAS DE ENSINO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA – Sandra Paula Nascimento; Eurivalda Santana
- REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE VARIÁVEIS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Irene Cazorla; Antonio Júnior; Eurivalda Santana;
- SITUAÇÕES DE PROPORÇÃO SIMPLES: UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS ELABORADOS POR PROFESSORAS EM UM PROCESSO FORMATIVO – Pedro Milagre; Eurivalda Santana
- CONCEPÇÕES ERRÔNEAS DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO – Célia Nunes; Eurivalda Santana
- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM CAMINHO PARA FAZER E APRENDER MATEMÁTICA – Célia Nunes; Eurivalda Santana
- CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DIAGNÓSTICO – Diná Correira; Angélica da Fontoura; Emilia Isabel
- RELAÇÃO ENTRE O DOMÍNIO AFETIVO E O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – Irene Cazorla; Miriam Utsumi; Eurivalda Santana; Aida Carvalho
- WHAT RELATIONS CAN WE MAKE BETWEEN PRIMARY TEACHER’S CONCEPTIONS AND STUDENTS PERFORMANCE REGARDING TO ADDITIVE STRUCTURES? AN ANALYSIS OF TWO STUDIES IN BRAZILIAN SCHOOLS – Eurivalda Santana; Sandra Magina; Irene Cazorla; Tânia Campos
- MAIPULATIVE MATERIAL AD REPRESETATIOAL MATERIAL – Eurivalda Santana
- DIAGNÓSTICO DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM DIFERENTES SITUAÇÕES NO CAMPO CONCEITUAL DAS ESTRUTURAS ADITIVAS – Eurivalda Ribeiro; Irene Cazorla; Tânia Campos
- CONCEPÇÕES, ATITUDES E CRENÇAS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA – Irene Cazorla; Eurivalda Santana
- ENCONTROS E DESENCONTROS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – Eurivalda Santana; Irene Cazorla