Artigos e Relatos de Experiência

  • ANJOS, E. S.; SANTO, E. C. S. C. E.; COUTO, M. E. S.; MADRUGA, Z. E. S. O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E OS PRINCÍPIOS DA DIVERSIDADE CULTURAL. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], p. 1–12, 2024. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/763. Acesso em: 13 dez. 2024.
  • ANJOS, E. S. ; PAULA, M.C ; COUTO, M. E. S. O ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NOS ANOS INICIAIS. REVEMAT, v. 19, p. 01-18, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/93837.  Acesso em: 13 dez. 2024.
  • UTSUMI, M. C.; ANJOS, E. S. dos; COUTO, M. E. S. Contribuições do letramento estatístico na promoção da Educação para Saúde no Ensino Fundamental. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 31, n. Contínua, p. 1–27, 2024. DOI: 10.14393/ER-v31e2024-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/72703. Acesso em: 13 dez. 2024.
  • SOUZA, A. S.; SANTANA, E. R. S.; JESUS, N. M. A. A influência das ações do GPEMEC nos resultados do IDEB em escolas públicas do município de Itabuna. Ensino da Matemática em Debate, p. 40-64, 2024. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/62857. Acesso em 28 out. 2024
  • SANTANA, E. Interdisciplinaridade em ações na sala de aula. Ilhéus, p. 1-6, set. 2024. Disponível em: https://gpemec.com.br/wp-content/uploads/2024/09/INTERDISCIPLINARIDADE-EM-ACOES-NA-SALA-DE-AULA.pdf. Acesso em 28 out. 2024
  • ANJOS, E. S.; CONCEIÇÃO, N. M.; SILVA, A. D. C.; COUTO, M. E. S.. Educação Alimentar e Matemática: uma Sequência Didática investigativa nos anos iniciais. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024029, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024029. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/46. Acesso em: 19 ago. 2024.
  • RIBEIRO, L. S. C.; OLIVEIRA, T. S.; CORREIA, D. S.; SANTOS, E. R.; VIANA, G. S.. Uma Sequência de Ensino com característica Interdisciplinar, envolvendo matemática financeira e meio ambiente. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024023, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024023. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/58. Acesso em: 19 ago. 2024.
  • SILVA, M. V. S.; SANTANA, E. R. S.; SANTANA, J. E. S.; GUIMARÃES, M. A. S. Sequência Interdisciplinar: uma visão fundamentada na Teoria da Atividade. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024024, 2024. DOI: 10.21439/2965-6753.v4.e2024024. Disponível em: https://revistarede.ifce.edu.br/ojs/index.php/rede/article/view/61. Acesso em: 7 ago. 2024.
  • SANTANA, J. E. S.; SANTANA, E. R. S. Desempenho de estudantes em uma sequência de ensino com o cacau. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 47, e2024028, 2024.https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024028.id576. Disponivel em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/576. Acesso em: 03 de ago. de 2024.
  • AMPARO, P. V. S.; CASTRO, J. B.; SANTANA, E. R. S. A MATEMÁTICA É PARA TODAS!. Revista Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 7–19, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i2.440. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/440. Acesso em: 26 jul. 2024.
  • SANTANA, E. R. S.; COUTO, M. E. S. Prática pedagógica no ensino de matemática: momentos de matematizar. Intermaths, Vitória da Conquista, v. 5, n. 1, p. 163-181, 2024. DOI: 10.22481/intermaths.v5i1.15016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/intermaths/article/view/15016. Acesso em: 8 jul. 2024.
  • OLIVEIRA, T. S.; SANTANA, E. R. S. Proporcionalidade: um Panorama dos Esquemas Apresentados Por Estudantes do Ensino Fundamental. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 311–320, 2024. DOI: 10.17921/2176-5634.2023v16n3p311-320. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/10482. Acesso em: 2 maio. 2024.
  • SILVA, R. B.; SANTANA, E. R. S. Esquemas Utilizados Por Professores Na Construção De Gráficos Estatísticos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-24, 1 mar. 2024. DOI: 10.46312/pem.v17i45.18151. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/18151. Acesso em: 2 maio 2024.
  • CERQUEIRA, L. A.; SANTANA, E. R. S.; GUSMÃO, T. C. R. S. Prática Pedagógica Declarada por Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-19, 1 maio 2024. DOI: 10.46312/pem.v17i45.19217. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/19217. Acesso em: 2 maio. 2024
  • COUTO, M. E. S.; SOUSA, E. P.; MAIA, D. L.; JÚNIOR, C. L. S. O desenvolvimento profissional de professores do ensino fundamental: uma análise de processo formativo remoto sobre conceitos estatísticos. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 26, n. 1, p. 208–236, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p208-236. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59836. Acesso em: 2 maio. 2024.