Projetos

Redes de Pesquisas

Um marco forte de ações em rede de pesquisadores oriundos de outras universidades, tem demarcado o caminhar do GPEMEC.

 De 2008 a 2011 o GPEMEC estabeleceu uma rede de pesquisa no estado da Bahia para o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Um estudo sobre o domínio das Estruturas Aditivas nas séries iniciais do Ensino fundamental no Estado da Bahia – (PEA)“, foi desenvolvido em oito Regiões do Estado da Bahia com sede na Universidade Estadual de Santa Cruz – (UESC), aprovada e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia – (FAPESB). Teve como objetivo principal a interação dos professores da Escola Básica e pesquisadores das universidades, na construção de proposta possíveis de serem implementadas na sala de aula, buscando sanar dificuldades no ensino e na aprendizagem de Matemática. O PEA fez um levantamento com 5807 crianças e 73 professores dos anos iniciais em oito regiões da Bahia, visando conhecer o domínio das estruturas aditivas e, criar grupos colaborativos, formados por professores das escolas e das universidades envolvidas, que propuseram estratégias de intervenção para superação das principais lacunas detectadas.

 

O projeto "Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico - AVALE" desenvolveu uma plataforma web, composta por séries didáticas no ambiente papel-e-lápis e virtual, para o ensino de Probabilidade e Estatística para a Educação Básica.

O projeto "TEIAS da inclusão: Traçando a Educação Inclusiva e Acessível" estudou processos cognitivos e afetivos envolvidos na aprendizagem de Matemática por alunos cegos, surdos e com Síndrome de Down, visando o desenvolvimento de séries didáticas para serem implementadas nas salas de aula regular.

O UESC-Escola consCiência articulou a implementação dos projetos AVALE e TEIAS em cinco escolas estaduais.

Em 2012 o GPEMEC iniciou suas primeiras ações que consolidou parcerias e a constituição da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). O primeiro projeto de pesquisa da rede, “Um estudo sobre o domínio das Estruturas Multiplicativas no Ensino Fundamental (E-Mult)”, realizado de 2013 a 2017, envolveu três estados nordestinos (Bahia, Pernambuco e Ceará), com o objetivo de investigar e intervir na prática de professores do Ensino Fundamental no que tange às Estruturas Multiplicativas, baseados no modelo de formação “ação-reflexão-planejamento-ação”. O projeto foi desenvolvido em 12 escolas parceiras, 84 professores e 3890 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os principais resultados dessa pesquisa foram publicados em artigos e em três livros.

De 2018 a 2020 a rede REM-NE desenvolveu o segundo projeto de pesquisa denominado “Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam matemática (D-Estat 1)”, com objetivo principal de investigar as experiências de aprendizagens de professores que ensinam matemática no ensino fundamental, no âmbito de um grupo colaborativo, visando o seu desenvolvimento profissional. Envolveu 3114 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Profissional e cerca de 36 professores de 10 escolas públicas.

Em 2019, a rede iniciou o terceiro projeto de pesquisa “Desenvolvimento profissional de professores de matemática e o ensino de estatística no ensino fundamental” (D-Estat 2) em 08 escolas e cerca de 70 professores. O objetivo principal é compreender como uma intervenção formativa influencia o desenvolvimento profissional de professores de matemática que atuam no ensino fundamental (seu conhecimento e ensino de estatística) e afeta o conhecimento de seus estudantes sobre conceitos estatísticos.

Em 2020 a rede REM-NE é composta por 52 membros, dentre eles, pesquisadores, doutorandos, mestrandos, graduandos e professores da Educação Básica. As universidades que compõem a REM-NE:

  • Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, Bahia;
  • Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus X, em Teixeira de Freitas, Bahia;
  • Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará;
  • Universidade Federal do Cariri (UFCA), Cariri, Ceará;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco;
  • Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal Rio Grande do Norte;
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo.
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A rede atua na linha da formação de professores e em seu terceiro projeto de pesquisa “Desenvolvimento Profissional de professores de Matemática e o ensino de estatística no Ensino Fundamental”, tem o financiamento da Fundação Lemann e Teachers College, Universidade de Columbia, em Nova York, EUA.

A maioria desses projetos envolveu pesquisadores de várias universidades: UESB, UNEB, PUC-SP, UNIBAN, USJT, USF, USP-São Carlos, UFLA, ULBRA, UFPE e a Universidade Autônoma de México, UNAM; bem como, os núcleos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia, SBEM-BA.

As ações de pesquisa têm impulsionado a atuação constante do GPEMEC na formação, com vista ao Desenvolvimento Profissional dos professores que ensinam matemática. Movimento que visa alcançar a aprendizagem dos estudantes por meio dos processos formativos com seus professores. Para isso, o GPEMEC assume vertentes teóricas para promover o processo de desenvolvimento profissional do professor, para a elaboração de sequências de ensino e para a produção de materiais didáticos.

Um grupo que produz conhecimento!

No caminhar de 15 anos (2005 – 2020), o GPEMEC publicou mais de 100 artigos em periódicos e eventos científicos e, exatamente a marca de 10 livros na Série Alfabetização Matemática, Estatística e Científica, todos com resultado de pesquisas realizadas em salas de aula e em parceria com professores da Educação Básica.